Logotipo Muambator

Rastreio de Objetos Correios - Rastreamento Simples, Completo e em Tempo Real

Rastreamento Correios

Rastrear um pacote é uma forma de acompanhar o andamento de uma entrega de um objeto. Através do rastreamento de objeto podemos acompanhar onde encontra-se um pacote, permitindo alinhar a expectativa de entrega.

Como rastrear um objeto?

Um objeto pode ser rastreado depois dele ter sido despachado pela loja. Após a loja virtual preparar o objeto para ser enviado a transportadora, é gerado um código de 13 dígitos, seguindo o padrão internacional S10 (UPU standard). Este código possui o seguinte formato:

XX999999999YY

No formato do pacote, as letras X identifica o tipo do pacote. Por exemplo, objetos do tipo Sedex geralmente começam com a letra SE, SF, SG. Os nove número 9, identificam unicamente um objeto. O nono dígito, é o código verificador do pacote, semelhante aos dois últimos dígitos de um CPF ou CNPJ. As letras YY, identificam o país de origem do pacote, por exemplo, o Brasil é identificado pela sigla BR, CN para China ou US para os Estados Unidos.

A partir da geração deste código, é possível rastrear um objeto e saber em tempo real o deslocamento de uma entrega. A partir deste momento, é possível usar o Muambator para o rastreamento de pacote. Além do rastreio simples e fácil, o Muambator pode te notificar quando detectar uma mudança no histórico de rastreamento do pacote cadastrado, enviando uma mensagem para seu e-mail ou uma notificação para o seu celular. E o melhor: rastreio e notificação grátis!

Quando um pacote é atualizado?

A atualização do rastreamento de um pacote é totalmente dependente do tipo do objeto. Objetos com prioridade de entrega, por exemplo, Sedex ou PAC, geralmente possuem atualizações regulares sobre o andamento da entrega. Nem todos os objetos tem prioridade para a entrega, e um bom exemplo disso é uma Carta Registrada. Com a Carta Registrada, temos rastreados todos os passos para a entrega do objeto, e geralmente o tempo de entrega quando comparados com objetos do tipo Sedex, são mais lentos. Todos os dados do rastreamento estarão presentes na listagem.

Como é calculado o prazo de entrega dos Correios?

Os prazos de entrega para encomendas dos correios são calculados sempre com base no primeiro dia útil após o dia da postagem, no tipo de serviço contratado e nas localidades de origem e de destino do pacote.

Caso o serviço escolhido seja PAC, o prazo para entrega da pacotes dentro do território nacional pode variar entre 03 e 10 dias, enquanto SEDEX pode variar entre 01 e 03 dias.

É importante lembrar que na modalidade PAC, este é um prazo estimado que não necessariamente reflete a realidade dos serviços prestados e não confere responsabilidade contratual aos correios.

Estou com problemas com minha entrega! O que fazer?

Quando você tiver um problema com sua encomenda, você pode telefonar para o atendimento telefônico dos Correios. Os números para Capitais e Regiões Metropolinas é 3003 0100 (com cobrança de uma ligação local) e demais regiões devem ligar para o número 0800 725 7282. Sugestões ou reclamações também pode ser realizados pelo telefone da Ouvidoria dos Correios, através de uma ligação gratuíta para o número 0800 725 0100 (válido para todo o território nacional). O atendimento exclusivo a portadores de deficiência auditiva é realizado no número 0800 725 0898.

Rastreamento Internacional

O SRO dos Correios (Serviço de Rastreamento de Objetos) pode ser utilizado quando uma encomenda tem origem ou destino com o Brasil. As atualizações no histórico de rastreamento dos objetos estará disponível em ambos países. Encomendas que tenham o código iniciado com a letra "R" são remessas que terão atualizações constantes, e chegarão antes no destino. Encomendas despachadas no exterior com destino ao Brasil que tenham o código iniciando com as letras "UM" não possuem rastreamento de objeto no Brasil.

O Rastreamento dos Correios é em tempo real?

Sim! O rastreamento dos Correios é feito em tempo real e através dele é possível acessar as informações de status e localização do pacote.

Se você já utilizou o rastreamento dos correios do Muambator você já percebeu que um pacote pode passar por muitos lugares até chegar na sua casa. E também deve ter percebido que não há como verificar a localização exata de um pacote que está em trânsito.

Isso acontece por causa do processo que gera os dados do rastreamento: Para garantir o rastreamento exato dos correios, uma atualização é feita para que cada nova informação sobre a situação do pacote esteja acessível através do código de rastreamento.

Em outras palavras, o rastreamento depende de registros pontuais, por isso não conseguimos monitorar a posição exata dos pacotes. Ao mesmo tempo, o rastreamento do Muambator é feito em tempo real, onde cada atualização do pacote é notificada imediatamente.

O que é o despacho postal dos Correios?

O despacho postal é uma taxa fixa cobrada pelos correios que se aplica somente a pacotes internacionais. Esta taxa de R$ 15,00 foi implementada em 2018, com o objetivo de manter a qualidade das entregas, perante um crescimento considerável de encomendas internacionais que acaba exigindo mais recursos da companhia.

Como eu faço para pagar a taxa de importação?

Assim que seu produto for tributado pela receita federal, você receberá uma notificação dos correios. A partir deste momento você possui 30 dias para pagar a taxa diretamente nos Correios. O pagamento pode ser feito via boleto bancário ou cartão de crédito.

O que acontece se eu não pagar os impostos de importação?

Se você não pagar os impostos, seu pacote pode retornar ao país de origem, ou se tornar um bem da União, que pode escolher o destino que achar mais apropriado, incluindo opções como destruir o bem ou realizer um leilão.

O que acontece se eu não pagar o despacho postal?

Caso você não pague o despacho postal em até 30 dias (corridos) após a data de emissão do mesmo, o pacote será enviado diretamente para ao país de origem. Você não fica com nenhuma dívida no processo.

Por que eu preciso pagar o despacho postal dos Correios?

Com o crescimento do número de encomendas internacionais no país, o despacho postal é uma forma de cobrir os custos inclusos no processo da entrega. Segundo o site dos Correios, estes custos são "inspeção de raio X, registro da declaração de importação, armazenagem, recolhimento e repasse dos impostos, comunicação com destinatário e remetente e devolução da encomenda, quando for o caso".

Por que meus pacotes ficam em Curitiba?

Se você já fez uma encomenda internacional, você provavelmente já percebeu que as encomendas importadas costumam passar um bom tempo em Curitiba. Toda encomenda internacional precisa passar por um centro de tratamento e a cidade de Curitiba é o lugar responsável por todas as encomendas internacionais de até 2kg não urgentes. Em outras palavras, Curitiba recebe muitas encomendas internacionais e precisa checar se está tudo em ordem, fazendo com que muitos pacotes fiquem parados por lá. Quer saber quantos pacotes estão presos em Curitiba nesse exato momento? Acesse Presos em Curitiba.

Site Correios

O site dos Correios oferece uma vasta gama de serviços para os seus clientes. Os principais serviços são de rastreamento de objetos, consulta de valores das postagens e consulta de cep. O site correios também permite que o cidadão pague a tarifa alfandegária caso a encomenda seja enviada a partir de outro país, mais conhecido como o ambiente "Minhas Importações". O site correios também é multilíngue, permitindo que partes do conteúdo ou informação sejam apresentados em língua inglesa ou língua espanhola. A busca por agência dos Correios ajuda a encontrar o local mais próximo para enviar uma encomenda. Por último, mas não menos importante, também está disponível o conteúdo para reclamações, ouvidoria e um "fale conosco", para ajudar em questões mais específicas que não foram apresentadas no site.

Um código de rastreamento pode ser reutilizado?

A resposta é sim. Os códigos não são únicos, pois são reutilizados depois de um determinado tempo. Tirando o dígito verificador, teríamos um limite de 9999999 números por tipo de pacote.

Posso confiar no rastreamento de um objeto?

Sim. As empresas de logísticas costumam atualizar sempre o rastreio das encomendas. Existem modalidades de entregas que é possível receber um comprovante de entrega ao cliente final, chamado de Aviso de Recebimento para os Correios. Algumas empresas de logística oferecem também modalidades de consultar diretamente na internet a assinatura do cliente final, inclusive como prova de entrega (com fotos).

Como faço para rastrear um objeto?

O Muambator é a solução completa para rastreamento de objeto. Através do Muambator é possível acompanhar em tempo real a entrega de um objeto, da loja até o cliente final. Uma vez que você tenha o código de rastreamento, insira no Muambator e não se preocupe: todas as vezes que o Muambator identificar uma mudança no histórico de rastreamento, você pode ser avisado de diversas maneiras. E o melhor? Tudo grátis!

É possível rastrear por aplicativos?

Sim! O Muambator oferece os melhores aplicativos para rastreamento de objetos disponíveis. Além de poder cadastrar os seus códigos de rastreio de forma simples, é possível também receber as notificações de movimentação dos objetos. Os aplicativos estão disponíveis para iPhone, iPad, Android e Windows Phone. Todos eles são oferecidos gratuitamente.

O que é o rastreamento de objetos?

O rastreamento de objetos é uma forma de você monitorar onde encontra-se o seu pacote, objeto ou encomenda. O rastreamento Correios pode ser feito diretamente no site do Muambator. Além de rastrear suas encomendas, no Muambator é possível ser notificado todas as vezes que o seu pacote se movimentar, tornando o rastreio muito mais simples. E o melhor de tudo: é grátis!

Rastreio Correios Fácil?

O Muambator é ferramenta ideal para você acompanhar seus pacotinhos. Cadastre-se (o melhor de tudo: é gratuito!), adicione os pacotes que você deseja monitorar e todas as vezes que detectarmos uma mudança, vamos te enviar um e-mail. Também é possível utilizar nossos aplicativos para rastreio grátis.

Quantas Tentativas de Entrega São Feitas?

Segundo a documentação oficial dos Correios, são feitas três tentativas de entrega, com exceção da modalidade PAC, onde apenas duas tentativas são realizadas. Para cada tentativa de entrega, os Correios deixam um aviso informando sobre a tentativa.

Se todas as tentativas de entrega forem frustradas, a encomenda é destinada à unidade habilitada mais próxima do endereço do destinatário, que recebe um aviso. Neste caso, o destinatário deve comparecer à unidade designada para retirar a sua encomenda.

O que são os Correios?

Os Correios são a maior operadora logística do Brasil. A empresa possui mais de 100.000 empregados e está presente em todos os estados. O Muambator é uma forma simplificada de rastrear pedidos dos Correios. Com o Muambator temos a possibilidade de ser notificados a cada movimentação de um pacote, facilitando a operação e monitoração das encomendas.

O Muambator tem alguma relação com os Correios?

Não. O Muambator não tem qualquer relação com os Correios, exceto a busca pelas informações dos trackings dos pacotes. Não temos nenhuma informação extra que não esteja disponível publicamente no sites de rastreamento de objetos dos Correios.

Porque preciso informar meu CPF no momento das compras?

A partir de 01/01/2020 é obrigatória a informação do CPF e dos documentos de identificação do importador da encomenda. Os melhores sites para compras internacionais já adaptaram seus sistemas para solicitar a captação da informação da documentação no momento da finalização do carrinho.

Como posso rastrear pelo CPF e/ou CNPJ?

Para realizar uma consulta utilizando o CPF ou CNPJ do remetente ou do destinatário do pacote, é necessário utilizar o site dos Correios, bastando digitar o número no campo "Rastreamento de objeto", sem utilizar caracteres especiais como ponto ou vírgula, logo em seguida, será necessária a inserção de login e senha, caso o usuário não seja cadastrado na plataforma, terá que efetuar o cadastro no idCorreios.

O que fazer quando meu pacote foi roubado ou extraviado?

Infelizmente ainda não há um procedimento padrão para este tipo de situação e muitas vezes pode acabar em um processo bastante demorado até que o ressarcimento seja feito ao remetente.

Se o seu pacote é uma compra, você deve entrar em contato com o remetente imediatamente, pois o serviço de entrega dos Correios é contratado por quem envia o pacote.

Sendo assim, a responsabilidade pelo seu ressarcimento também é do remetente, que tem o dever de seguir o Código de Defesa do Consumidor, garantindo o direito ao ressarcimento do valor integral (compra, frete e eventuais impostos).

Caso não haja cooperação por parte do remetente, é aconselhado que você apresente todos os detalhes da situação (print-screens, confirmação de compra via e-mail, fatura do cartão, etc.) ao PROCON.

Para evitar essa situação desagradável, confira a lista de sites que o procon não recomenda.

Como entrar em contato com os Correios?

Pela página inicial dos Correios é possível acessar a "Central de Atendimento", onde encontram-se informações sobre os produtos, serviços e métodos de como enviar elogios, dúvidas, sugestões ou reclamações.

O que é uma consulta de rastreamento?

É uma ação que permite a obtenção de informações relativas a um pacote, por exemplo, o histórico dos locais pelos quais o pacote passou desde que foi postado, a situação atual do pacote, dentre outras informações.

Como posso reclamar do meu rastreio que está demorando para ser entregue?

As reclamações podem ser efetuadas pela página da “Central de Atendimento” no site dos Correios, apenas tenha cuidado com os prazos, os Correios apenas mantêm informações dos pacotes por 180 dias a partir da data de postagem do pacote, após este prazo, as informações referentes ao mesmo serão perdidas.

Qual a diferença entre PAC e Sedex?

Basicamente PAC é a forma de entrega econômica ofertada pelos Correios para envio de produtos, enquanto o SEDEX é o método de entrega expressa de documentos e mercadorias. Ambos os métodos de entrega possuem prazos baseados na localidade de origem e destino do pacote de acordo com os dias da semana nos quais estão disponíveis.

Os Correios entregam no sábado?

A entrega dos correios geralmente ocorre apenas em dias úteis, mas dependendo do regime adotado em cada região, os correios podem efetuar entregas no sábado em algumas das suas modalidades de entrega. Você também pode acompanhar a movimentação pelo rastreamento dos correios direto pelo Muambator, que irá te avisar no caso de mudanças acontecerem durante o processo.

O que acontece com o prazo de entrega dos meus pacotes quando os Correios estão de greve?

Em casos de greve, os correios não se responsabiliza por atrasos no prazo de entrega dos pacotes, ou seja, mesmo que o seu pacote atrase por causa de uma greve, os correios não efetuaram o pagamento de uma indenização. Infelizmente, em casos de greve, muitos pacotinhos levam muito tempo para chegar ao seu destino. Felizmente, mesmo que os correios estejam em greve, você pode utilizar o Muambator para rastrear os seus pacotes.

Posso fazer o pagamento de envios com o cartão de crédito?

Sim, os correios aceitam o pagamento de envios com o cartão de crédito desde março de 2015. Nos serviços de encomendas, tanto empresas quanto pessoas, podem utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento.

Endereço de entrega errado, é possível alterar?

Sim, é possível alterar o endereço de entrega, mas infelizmente, o prazo para isto é limitado, você deve fazer a alteração nos correios antes do objeto ser postado, o que geralmente ocorre no mesmo dia em que o objeto foi entregue aos correios.

Como reclamar de uma entrega?

Para reclamar de uma entrega dos Correios, basta entrar na página “Fale Conosco”, que se encontra no site oficial dos correios, em seguida basta selecionar a opção “Reclamação”, e efetuar a sua reclamação.